Pedagogia
Curso: Pedagogia
Título conferido: Licenciado(a)
Turno: Noturno
Modalidade: Presencial
Sistema curricular: Seriado
Regime letivo: Semestral
Carga horária: 3.300 horas
Integralização curricular: 8 semestres (4 anos)
Documento: Portaria (MEC) nº 2613, 18/08/2002 (autorização)
Portaria (MEC) nº 491, 20/12/2011 (reconhecimento)
Portaria (MEC) nº 151, 21/06/2023 (renovação de reconhecimento)
Coordenadora: Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar
(e-mail: gilvania@fest.edu.br)
Informações do Curso
A ÁREA
O Curso de Pedagogia da Fest objetiva de forma mais ampla à formação de profissionais com capacidade de exercer a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de um currículo com ênfase ao campo de experiências, mediante as disciplinas pedagógicas para a formação de professores, bem como a construção do planejamento com foco também na gestão e avaliação de sistemas de ensino através das práticas e projetos nos espaços escolares e não escolares.
CARREIRA
O curso de pedagogia da Fest encontra-se em posição político-pedagógica, com compromisso a partir da educação desenvolvida em sentido mais amplo na formação e atuação do Pedagogo. Nesse sentido, em sua atuação busca desenvolver a autonomia das crianças nas mais diversas dimensões, considerando os aspectos humanos, culturais, físicos, emocionais e sociais. Para tanto, os egressos do curso de Pedagogia da Fest, podem em nível de especializações seguir na Educação Infantil, Psicopedagogia Clinica ou Escolar, Docência do Ensino Superior, Educação Inclusiva, Pedagogia Empresarial e Gestão Educacional. Bem como o nível de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado.
Aparecida de Lara Lopes Dias
Doutorado, Licenciatura em Letras
Cláudia Silva Lima
Mestrado, Pedagogia
Elieuza de Sousa Silva Filgueiras
Mestrado, Pedagogia
Francisca Cavalcante Silva da Silva
Mestrado, Pedagogia
Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar
Doutorado, Pedagogia
Jeovânia Oliveira Lima
Mestrado, Pedagogia
Luciléia Lima Freire
Mestrado, Pedagogia
Ozianne Pinheiro de Souza
Mestrado, Pedagogia
Silvia Albuquerque
Mestrado, Pedagogia
Matriz Curricular
I PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Ações Curriculares de Extensão (ACEs) | 60 | |
Antropologia Cultural | 10 | 60 |
Fundamentos de Filosofia e Sociologia | 15 | 60 |
História Geral da Educação | 15 | 60 |
Leitura e Produção Textual | 10 | 60 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica | 10 | 60 |
Prática pedagógica da profissão docente: trabalho e ética |
60 | |
Total | 420 |
II PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Ações Curriculares de Extensão (ACEs) | 60 | |
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação |
15 | 60 |
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil |
20 | 60 |
História e Políticas da Educação Brasileira | 15 | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento | 10 | 60 |
Prática Pedagógica: educação e realidade escolar |
60 | |
Total | 360 |
III PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Ações Curriculares de Extensão (ACEs) | 60 | |
Alfabetização e Letramento | 20 | 60 |
Didática | 20 | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil |
90 | |
Fundamentos Teórico-Metodológicos da História e da Geografia |
10 | 60 |
Psicologia da Aprendizagem | 10 | 60 |
Prática Pedagógica: escola enquanto instituição |
60 | |
Total | 450 |
IV PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Ações Curriculares de Extensão (ACEs) | 60 | |
Estágio Curricular Supervisionado Anos Iniciais I |
90 | |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos das Ciências |
10 | 60 |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos |
10 | 60 |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Língua Portuguesa |
10 | 60 |
Fundamentos Teóricos-Metodológicos da Matemática |
15 | 60 |
Prática Pedagógica: a unidade teoria e prática |
45 | |
Total | 435 |
V PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Ações Curriculares de Extensão (ACEs) | 45 | |
Direitos Humanos e Diversidade | 15 | 60 |
Educação das Relações Étnico-Raciais | 10 | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado Anos Iniciais II |
90 | |
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Especial |
10 | 60 |
História e Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros |
10 | 60 |
Prática Pedagógica: educação e diversidade | 45 | |
Total | 420 |
VI PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Ações Curriculares de Extensão (ACEs) | 45 | |
Currículo | 15 | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado em Espaços não Escolares |
60 | |
Gestão Educacional | 15 | 60 |
Pedagogia em Espaços não Escolares | 15 | 60 |
Pesquisa Educacional | 60 | |
Prática Pedagógica: currículo e avaliação | 45 | |
Total | 390 |
VII PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Educação Ambiental | 15 | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional |
90 | |
Fundamentos Teórico-Metodológicos da Arte e Educação |
20 | 60 |
Organização do Trabalho Pedagógico | 10 | 60 |
Monografia I | 60 | |
Prática Pedagógica: organização e gestão escolar |
45 | |
Total | 375 |
VIII PERÍODO
Componente Curricular | CHP | CH |
Educação e Tecnologias | 25 | 60 |
Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 20 | 60 |
Monografia II | 60 | |
Prática Pedagógica: espaços escolares e não escolares |
45 | |
Total | 225 |
Carga Horária por Eixos
CH | |
Ações Curriculares de Extensão (ACEs) | 330 |
Estudos Independentes (EI) | 225 |
Núcleo de Estudos Integrador (NEI) – Estágio Curricular Supervisionado (420) – Prática Pedagógica (405) |
825 |
Núcleo de Estudos de Formação Geral (NEF) | 1.320 |
Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos (NAD) |
600 |
Total | 3.300 |
Download Matriz Curricular
Clique no botão abaixo para efetuar o download.
Como estudar na FEST?
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM)
O(A) candidato(a) concorrerá à vaga em um dos cursos de graduação ofertados pela Fest, utilizando a nota da redação, obtida por ele em uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).
SEGUNDA GRADUAÇÃO
O(A) candidato(a) concorrerá à vaga em um dos cursos de graduação ofertados pela Fest, ingressando como graduado e não precisa realizar prova e não tem custos adicionais.
TRANSFERÊNCIA EXTERNA
Estuda em outra Instituição de Ensino Superior e deseja vir para a FEST?
O(A) candidato(a) não precisa realizar prova e não tem custos adicionais. As disciplinas cursadas que sejam compatíveis com a matriz curricular do curso escolhido serão aproveitadas ao máximo.
PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
O(A) candidato(a) concorrerá à vaga em um dos cursos de graduação ofertados pela Fest, utilizando a nota obtida por ele(a) em uma prova de redação em Língua Portuguesa aplicada pela Fest. A redação será realizada pelo(a) candidato(a) de modo presencial, em data e horário estabelecidos pela Fest.
CARTA ARGUMENTATIVA MANUSCRITA DE PRÓPRIO PUNHO
O(A) candidato(a) concorrerá à vaga em um dos cursos de graduação ofertados pela Fest, utilizando a nota obtida em uma carta argumentativa manuscrita de próprio punho, elaborada pelo(a) candidato(a), após ter concluído o Ensino Médio.
A carta argumentativa manuscrita de próprio punho deve ser elaborada pelo(a) candidato(a) em Língua Portuguesa, com o máximo de 30 (trinta) linhas e o mínimo de 20 (vinte), aplicando o gênero textual carta argumentativa, como TEMA PROPOSTO, o(a) candidato(a) deverá expor os motivos pelos quais pretende ingressar no Ensino Superior na Fest e no Curso de sua escolha. A referida carta argumentativa deve ser destinada à Diretoria Geral da Fest.